sexta-feira, 17 de outubro de 2008

DIÁRIO GRÁFICO


© 2008 A. Lemos Pinto


SINOPSE: Utilização de um caderno portátil, que, à semelhança dos cadernos de Leonardo da Vinci ou dos diários de viagem de Goya ou Delacroix, funcione como um arquivo quotidiano através de vários tipos de registos gráfico ou escrito.

Material: Livre
Suporte: Caderno portatil, folhas de gramagem alta que resista a aguadas.
Temas sugeridos: Retrato, paisagem, o próprio corpo, sapatos velhos, espaços na escola…
Duração: Todo o ano


PALAVRAS-CHAVE/INVESTIGAÇÃO
- http://diariografico.com/



“Sendo o Diário Gráfico um instrumento de trabalho tão importante para artistas plásticos, assim como para pessoas das mais variadas áreas, que têm o hábito de desenhar com frequência num caderno portátil, será com certeza também de grande utilidade para os alunos, vocacionados ou não para a área das artes visuais, tornando-os mais atentos, mais observadores, com mais vontade de experimentar e com mais gosto pelo registo sistemático do seu quotidiano.
Há várias maneiras de usar o Diário Gráfico como instrumento didáctico. Uma das maneiras é “dar pistas” periodicamente, indicar simples sugestões, mas sem nunca deixar de estimular o seu uso como diário pessoal. De seguida indico algumas dessas sugestões, que me foram indicadas e testadas por professores em várias escolas. Além de identificar o aluno, o nível em que ele se encontra, o estabelecimento de ensino e o ano lectivo em que foi feito, aponto também o professor que o estimulou para essa actividade, por me parecer que é essencial no resultado.”

© 2008 Eduardo Salavisa

http://diariografico.com/htm/escolas.htm


TEMAS SUGERIDOS
_Visitas ao exterior _Viagem em transporte público _Percurso na cidade. Caracterização _O próprio corpo _Nuvens _Fazer o próprio caderno _Receitas de Culinária _Partes do corpo _Colagens _Espaços em cidades _Espaços interiores _Paisagens _Movimento _Materiais / Técnicas / Experiências _Espaços na escola _Modos de registo/Registos rápidos _Diálogo escrita/imagem _Portas/Janelas _Sapatos velhos _Percurso casa-escola _Quarto com dois pontos de vista _Profissões _Linhas _Uso de imagens pré-existentes _Visitas de estudo _Pormenores. Aguada

Sem comentários: