Pencil Drawing/Desenho a lápis grafite
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
M01P1.3
Pencil Drawing/Desenho a lápis grafite
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
M01P1.2
Kasimir Malevitch
COMPOSIÇÃO GRÁFICA
SINOPSE: A partir dos elementos: ponto, linha, mancha.
Cria uma composição gráfica abstracta onde utilizes os elementos referidos tendo em conta os seus valores formais e cromáticos. Exercício a realizar em duas fases:
· A primeira em A4/A3, vários esboços a grafite e apontamentos de cor.
· A segunda formato 25x25cm em suporte livre, a partir da selecção dos melhores registos realiza no mínimo 3 trabalhos finais.
Para conseguires o resultado pretendido neste projecto deves investigar e adquirir conhecimentos sobre as Palavras-Chave abaixo indicadas.
Material
Meios: Meios Secos – Riscadores: Grafite, caneta de feltro, lápis de cor, carvão, pastéis secos e de óleo […];
Meios Líquidos - aguarela, guache, acrílico […];
Uso de pincel.
Suporte:
1ª Fase:
Papel A4/A3 Cavalinho/Diário Gráfico
2ª Fase:
Suporte Livre 25x25cm mínimo; Aplicada em cartolina preta A3 (caso o suporte escolhido seja o papel);
Tela 50x50 ou Placa MDF 50x50.
Fundamentação teórica do trabalho: 1 folha A4.
Duração: 8 aulas. 1ª Fase 3 aulas; 2ª Fase 5 Aulas.
PALAVRAS-CHAVE/INVESTIGAÇÃO
- Abstraccionismo
- Wassily Kandinsky, Sobre Branco II, 1923 […] < (Moscovo, 16 de Dezembro de 1866 — Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstracção no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa.
- Kandinsky, Wassily (1989). Ponto, Linha e Plano. Lisboa: Edições 70.
- Kazimir Malevich, < (Kiev, 12 de Fevereiro de 1878 – São Petersburgo, 15 de Maio de 1935) foi um pintor abstracto soviético. Fez parte da vanguarda russa e foi o mentor do movimento conhecido como Suprematismo. < wikipédia
- Linha: Espessura, intensidade, gradação, expressividade gestual;
- Mancha: Forma, cor, valor, densidade, textura, expressividade gestual;
- Ponto, linha, quadrado, triângulo…
AVALIAÇÃO
01. A aquisição de conceitos
02. A concretização de práticas
03. Valores e atitudes
04. Comunicação 05. Os projectos não entregues serão classificados com 0 (zero).
06.Todos os projectos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação em 25%.
M01P1.1
SINOPSE: A partir da observação de um dado objecto, figura ou situação, elaborar a sua representação gráfica, primeiro, sem olhar para o papel (recorrendo, se necessário, à ocultação das mãos e do suporte) e, numa segunda fase, de modo habitual. Comparar as diferenças, quer ao nível do processo, quer dos resultados. Esta unidade de trabalho destina-se à avaliação diagnóstica dos conceitos e competências essenciais adquiridas no ensino básico sendo, por isso, o momento de triagem e reposição de conhecimentos.
Material: Lápis grafite, borracha. Lápis de cor.
Suporte: Folhas A3 Cavalinho
Duração: 2 Aulas.
Conteúdos envolvidos: Visão, Procedimentos, Sentido, Sintaxe.
DIÁRIO GRÁFICO
© 2008 A. Lemos Pinto
SINOPSE: Utilização de um caderno portátil, que, à semelhança dos cadernos de Leonardo da Vinci ou dos diários de viagem de Goya ou Delacroix, funcione como um arquivo quotidiano através de vários tipos de registos gráfico ou escrito.
Material: Livre
Suporte: Caderno portatil, folhas de gramagem alta que resista a aguadas.
Temas sugeridos: Retrato, paisagem, o próprio corpo, sapatos velhos, espaços na escola…
Duração: Todo o ano
PALAVRAS-CHAVE/INVESTIGAÇÃO
- http://diariografico.com/
“Sendo o Diário Gráfico um instrumento de trabalho tão importante para artistas plásticos, assim como para pessoas das mais variadas áreas, que têm o hábito de desenhar com frequência num caderno portátil, será com certeza também de grande utilidade para os alunos, vocacionados ou não para a área das artes visuais, tornando-os mais atentos, mais observadores, com mais vontade de experimentar e com mais gosto pelo registo sistemático do seu quotidiano.
Há várias maneiras de usar o Diário Gráfico como instrumento didáctico. Uma das maneiras é “dar pistas” periodicamente, indicar simples sugestões, mas sem nunca deixar de estimular o seu uso como diário pessoal. De seguida indico algumas dessas sugestões, que me foram indicadas e testadas por professores em várias escolas. Além de identificar o aluno, o nível em que ele se encontra, o estabelecimento de ensino e o ano lectivo em que foi feito, aponto também o professor que o estimulou para essa actividade, por me parecer que é essencial no resultado.”
© 2008 Eduardo Salavisa
http://diariografico.com/htm/escolas.htm
TEMAS SUGERIDOS
_Visitas ao exterior _Viagem em transporte público _Percurso na cidade. Caracterização _O próprio corpo _Nuvens _Fazer o próprio caderno _Receitas de Culinária _Partes do corpo _Colagens _Espaços em cidades _Espaços interiores _Paisagens _Movimento _Materiais / Técnicas / Experiências _Espaços na escola _Modos de registo/Registos rápidos _Diálogo escrita/imagem _Portas/Janelas _Sapatos velhos _Percurso casa-escola _Quarto com dois pontos de vista _Profissões _Linhas _Uso de imagens pré-existentes _Visitas de estudo _Pormenores. Aguada